sábado, 23 de maio de 2009

Uma História Real, Mais Um Crime Brutal...

Novamente ocorreu um assassinato de cães no Campus do Vale da UFRGS. Dessa vez, o requinte de crueldade foi aprimorado ao máximo: o cão, um dos mais dóceis presentes na universidade, foi levado até a estação de tratamento de esgoto da UFRGS – local que, devido ao risco de acidentes e importância, deveria permanecer fechado ou monitorado 24 horas por dia, e lá foi jogado VIVO, no tanque profundo. O cão lutou pela vida durante muito tempo, talvez mais do que meia hora, levando em consideração as inúmeras e profundas marcas deixadas no concreto maciço do tanque. Entretanto, pelo cansaço e, provavelmente, hipotermia, causada pela água gelada, o cão faleceu. O corpo só foi encontrado – BOIANDO – na Segunda-feira, 11/05/2009, por um funcionário da estação, o qual enterrou o corpo do cachorro nas proximidades do tanque.

O funcionário não quis se identificar por estar no quadro de pessoal da UFRGS e ter medo de retaliações. Após as denúncias feitas pela mídia sobre o envenenamento de 7 cães, todas as pessoas envolvidas na causa animal sofreram ameaças diretas e indiretas. Uma delas consistiu no vazamento verbal, “acidental”, em forma de “fofoca” sobre uma possível operação arquitetada com o intuito de “remover” todos os cães presentes no local. Tendo em vista que o território é de jurisdição administrativa da UFRGS, autarquia Federal, nenhum órgão tem competência para entrar sem prévia autorização, nem mesmo a Zoonose de Porto Alegre, a qual, mesmo se obtivesse autorização, não poderia operar, pois alegou estar superlotada, sem possibilidades de aumentar o número de animais em suas dependências. Ou seja, o provável procedimento está sendo feito à revelia da lei; uma ordem descendente que seria realizada por alguém sem autorização. A ameaça direta consistiu no comunicado informando a destruição do canil improvisado, construído pelo pessoal que cuida dos animais. O canil é essencial à continuidade do projeto, sem ele todos os cães estarão desamparados. A universidade alega que a área (MATAGAL), é de vital importância.

Esse ato é uma tentativa de assustar os envolvidos com a causa animal, uma ameaça, uma represália às denúncias feitas à mídia. Desde o dia em que a matéria sobre o envenenamento fora divulgada nos veículos de comunicação, muitos incidentes vêm ocorrendo: portas dos canis arrombadas; cachorros jogados em buracos profundos; cachorros levados a cidades distantes; e até cachorros que aparecem com machucados espalhados pelo corpo.

Outro ponto que chama a atenção nesse crime é o fato de no Campus haver, além de seguranças do quadro público, uma empresa privada de segurança, Rudder, que TEORICAMENTE toma conta do patrimônio Federal. Contudo, a fortuna que sai dos cofres públicos para ser empregada em segurança não impede que qualquer um ande livre e despreocupadamente pelas dependências do Campus, inclusive portando armas, drogas e bebidas. Dentro do Campus Vale há inúmeros “pontos de encontro” dos alunos, lugares usados também para o uso de drogas e sexo, como “A Toca” e a “Estufa”. Todavia, são lugares usados pelos alunos em dias “letivos”, mas por vagabundos e estupradores nos fins de semana e feriados.

A realidade de quem estuda no Vale é esta: INSEGURANÇA! Estupros e assaltos são comuns, mas abafados pelo pessoal que não tem controle e muito menos interesse em filtrar quem entra ou sai do Campus.

Seria muito interessante coletar informações da Rudder sobre o procedimento da segurança empregado no Vale. Provavelmente eles dirão: “nós não temos como controlar todo o Campus, porque ele é grande e aberto”. Mas então O QUE ELES FAZEM LÁ? Se qualquer um pode atrair um cão até uma área restrita e fechada, e esperá-lo morrer afogado; dar veneno a vários cães; e cavar buracos de mais de 2 metros de profundidade, qualquer um pode fazer o que quiser nesse Campus.

Se questionado sobre a segurança, qualquer aluno que estude no Vale dará uma resposta unânime: NÃO ESTAMOS SEGUROS!

Qualquer um tem acesso ao Vale nos Sábados e Domingos, e a cena é a de descaso: seguranças sentados, que nem se preocupam com a nossa presença, nem sequer perguntam quem se é ou o que se quer.

Ultimamente estão sendo assassinados cachorros, amanhã – como já houve anteriormente – serão pessoas.





11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. MAs onde estao as autoridades??? O que a UFRGS fala sobre isto? Onde está a sociedade protetora dos animais???

    ResponderExcluir
  3. Comentar, não. Quero deixar aqui registrado a estes vermes, que eles não esqueçam que o dia deles vai chegar...os derradeiros 15 min diante dela...a morte...tudo isso q eles fizeram será cobrado, eles irão sentir a mesma dor que provocaram. Ou vocês acham que não existe Justiça Divina, pois ela existe sim. Já foram em hospitais e viram pessoas doentes, ali atiradas em seus leitos e se perguntam o pq daquele sofrimento...gente é a paga pelo que fizeram sofrer os animais, pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  4. isso é uma brutalidade enorme, queremos justiça morte a esses monstros.

    ResponderExcluir
  5. estou indignado com essa injustiça que esses mostros cometeram, isso não pode ficar impune.Sera que alguem tomara alguma providencia?

    ResponderExcluir
  6. isso é horrivel!será que essas pessoas que maltratam os animais,não pensam que é uma vida desperdiçada!!obviamente não devem ter amor próprio!fico muito triste com o ocorrido queria ajudá-los de alguma forma se puderem entre em contatro comigo renata_bataiolli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. QUE ESSES ASSASSINOS TENHAM A PIOR MORTE POSSÍVEL, QUE POSSUAM UMA DOENÇA TENEBROSA, QUE GRITEM DE DOR ATÉ O ÚLTIMO SUSPIRO!!!
    VAGABUNDOS,CANALHAS!!!

    ResponderExcluir
  8. só vendo para acreditar, nem no inferno tem tanta maldade!
    sem palavras...

    ResponderExcluir
  9. O que se pode dizer quando alguém faz uma coisa dessas com um ser que sente, que tem certo nível de racionalidade, e que procuramos respeitar, além de amar e cuidar?O que dizer quando alguém faz o oposto do que lutamos, que vai contra todo amor ou afetividade que deveria ser inerente a um ser humano? É muito triste. Já vi muitas coisas durantes estes quase 20 anos recolhendo animais , encaminhando e adotando animais...e o pior de tudo é perceber e admitir que o animal mais cruel e pior predador do mundo é a minha própria espécie.

    ResponderExcluir
  10. Esses abobados,retardados nao dao valor a nada esses filho da ..................... isso irrita agente tomara q eles morram sofrendo muito
    quero mais e q eles se f....................
    isso foi a pior coisa q ja vi tomara q eles fiquem presos em algum buraco sem comida cheio de cobras e num dia muito frio esses monstros nao tem amor no coraçao quero mais é q eles tomem
    NO C...................

    ResponderExcluir
  11. A covardia de algumas pessoas não tem tamanho. Maltratar um ser indefeso e provocar a sua morte com requintes de crueldade certamente é um desvio de comportamento de quem deveria estar privado da liberdade pois é um risco para a própria sociedade. Mas pior é se esse for o resultado de determinação da administração da universidade com o objetivo de "limpar a área". Espero que a PF chegue a um bom resultado nas investigaçõese e que os responsáveis por essa ignomínia, sejam identificados e punidos de forma exemplar. "Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo." - Thomas Jefferson

    ResponderExcluir